livro-barbosa-versao-digital

SENSEI
O CAMINHO E A ARTE

A biografia de Marco Antônio Barbosa

Com mais de 35 anos como faixa-preta de Judô e com 21 anos como faixa-preta de Jiu-Jitsu,
a história e o legado do Sensei Barbosa falam por si só.

sensei - a biografia de marco antônio barbosa

Depois do lançamento de “Respire”, biografia de Rickson Gracie, chegou a hora de outra lenda do Jiu-Jitsu lançar a sua também.

Para quem ainda não ligou o nome à pessoa, trata-se da biografia do Sensei Barbosa (Barbosinha ou Barba), um dos principais expoentes dos esportes de combate do mundo, que obteve êxito tanto no Judô quanto no Jiu-Jitsu. Na primeira modalidade, foi vencedor de vários torneios em âmbito nacional e internacional. Fez parte da Seleção Brasileira e disputou os Jogos Panamericanos de Havana em 1991. Já no meio dos anos 1990, começou a praticar Jiu-Jitsu se destacando muito na modalidade. Fez parte das equipes: Companhia Atlética e Godoi Macaco. No final da mesma década, resolveu formar a sua própria equipe, a Barbosa Jiu-Jitsu (B9). Com o seu próprio time, desenvolveu um modelo inovador de ensino e treinamento, agregando técnicas do Jiu-Jitsu e Judô, democratizando o esporte e o tornando atrativo e executável para qualquer pessoa, com qualquer biotipo e idade.

Quem assina o prefácio é o lendário jornalista e pioneiro na cobertura do Jiu-Jitsu, Vale-tudo e MMA no Brasil, Marcelo Alonso. Além de ser comentarista do Canal Combate e apresentador do canal do Youtube PVT, Marcelo também é representante do Sherdog no Brasil. Nos anos 2000, escreveu para revistas japonesas e trabalhou nas principais revistas do ramo aqui no Brasil.

O livro tem 181 páginas e conta a trajetória do pequeno Marco, ainda em Guararapes, que saiu da casa e da proteção de seus pais, no fim da adolescência, em busca do seu sonho de conseguir uma medalha Olímpica. Na busca por esse objetivo, morou em Bastos, no Japão, até chegar em São Paulo, virando assim o jovem Barbosa. A obra narra as dificuldades, vitórias, derrotas e inquietações desse atleta tão renomado, importante e fundamental para o Jiu-Jitsu praticado hoje. A obra ainda apresenta depoimentos de atletas renomados como: Tiago Camilo, medalhista olímpico do Judô; Fábio Gurgel, líder da Aliance; Fepa Lopes, idealizador do evento BJJ STAR, entre outros.